Afinal, por que 'Freaks' é um filme tão perturbador?


 
Se você é fã da série antológica American Horror Story, deve lembrar da trama da quarta temproada, intitulada Freak Show, que é ambientada nos chamados "circos dos horrores" famosos no início do século XX. Essa temporada é uma homenagem muito linda a um filme chamado Freaks, lançado aqui no Brasil com o título 'Monstros'. Embora seja referido como um filme de terror, a obra de Tod Browning é muito mais do que isso, sendo uma verdadeira lição que vai além da sala de cinema!

Essa obra prima da sétima arte foi lançada em 1932 e chocou o público da época, passando a ser considerado um filme subversivo. Qual o motivo disso? Foi o fato de Browning decidir abordar uma história que contrapõe os valores da sociedade estadunidense, expondo os bastidores dos "freakshows", e ele faz isso usando um elenco muito particular: artistas circenses com deformidades físicas reais, e que já eram habituados com esse universo. Ou seja, temos aqui a mulher barbada, crianças com microcefalia, torsos humanos, anões, gêmeas siamesas, etc. A forma como eles eram vistos naquela época reflete muito o preconceito com indivíduos que eram diferentes apenas na aparência, e o filme simplesmente foi incompreendido durante muitos anos, já que expõe justamente essa crítica. 



Temos os personagens que se apresentam no meio circense e acompanhamos os bastidores da sua rotina, e tramas paralelas vão se conectando. Temos um anão, o Hans - que era parte da Doll Family, bastante conhecida naquela época - se encantando pela trapezista Cleopatra, uma bela mulher de acordo com os padrões estabelecidos. O que ele não sabe é que ela é má e inescrupulosa, e cede aos desejos do rapaz apenas com intuito de envenená-lo após o casamento. Outra trama mostra o casamento de Violet, uma das gêmeas siamesas, com um rapaz abusivo... e tem outras histórias que vão se cruzando, embora a trama principal  seja mesmo a do Hans. O negócio fica sério quando os membros do circo descobrem a armação da mulher, e decidem armar um plano de vingança, rendendo um dos finais mais surpreendentes da História do Cinema.  



Vamos comparar esse filme com outra obra bizarra, porém lançada recentemente: Pieles, de 2017. Esse filme foi dirigido por Eduardo Casanova, e produzido pelo cineasta espanhol Alex De La Iglésia, que costuma estar envolvido em ótimos filmes que misturam terror, drama e comédia. No caso de Pieles, temos uma exaltação do diferente por parte do realizador, que opta por ter como protagonistas pessoas que buscam se encaixar na "sociedade perfeita", mesmo que com deficiências físicas - algumas reais, outras não. O fato é que tanto Freaks quanto Pieles são bem curtinhos, possuindo um pouco mais de 1h de duração, e a narrativa vai pelo mesmo caminho: mostrando uma história de superação onde personagens que embora sejam considerados "diferentes" se mostram melhores do que aqueles que consideramos como "normais". 



Não peguei o exemplo de Pieles por acaso, uma vez que muita gente recebeu o filme de forma errônea, ainda que ele possua várias interpretações. O filme não é grotesco apenas para chocar com tanta bizarrice, pois ele deseja passar uma poderosa mensagem para o espectador. Infelizmente, o preconceito sempre será o mal da sociedade, sendo superior à qualquer deformidade física. É só a gente analisar que os personagens "padrão" tanto de Freaks quanto de Pieles são apresentados como antagonistas e apresentam ações controversas. Duvida disso e acha que estou divagando? Pensa bem! Oitenta e Cinco anos separam esses dois filmes, e eles ainda hoje são recebidos por algumas pessoas fazendo "cara feia". 



Dizer que Freaks é um filme marginal pode até ser um elogio, uma vez que seu próprio percurso na indústria cinematográfica é uma história de superação, com a obra sendo descoberta na década de 1960 e se tornando um clássico cult desde então. Se você acha que Tod Browning fez esse filme apenas para chocar e assustar a sociedade da época de forma gratuita, chutando o pau da barraca, acredito que você tenha que assistir Freaks novamente, com outros olhos. 



CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Quem são os verdadeiros monstros? Essa é a pergunta que fica ao terminarmos de assistir Freaks, e para mim isso é o que classifica ele como uma obra perturbadora e "de terror", uma vez que as "aberrações" presentes na obra de 1932 são justamente aqueles que se julgam normais perante a sociedade. Enfim, assista 'Monstros' e depois comente aqui a sua opinião!

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